Manual UNIMARC: formato autoridades

IFLA; trad. e rev. téc. Rosa Maria Galvão, Margarida Lopes; [introd. Maria Inês Cordeiro]. Ed. actualizada da 3.ª ed. de 2009 da IFLA

Biblioteca Nacional de Portugal

2011

pt

9789725654767

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play

Concebido, inicialmente, nos anos 70, para funcionar como formato internacional de troca entre diversos formatos MARC, o UNIMARC evoluiu naturalmente para ser também usado como formato próprio, na criação de registos originais, em muitos países que posteriormente se iniciaram na informatização de bibliotecas e ainda não tinham definido um formato local de dados bibliográficos legíveis por computador.
Estas duas funções mantiveram-se ao longo dos tempos com igual importância e são, ainda, as principais linhas de força que presidem à gestão desta norma da responsabilidade da IFLA, cuja manutenção vem sendo assegurada, desde 1991, pelo PUC – Permanent UNIMARC Committee, grupo internacional de especialistas convidados, responsável pelas actualizações ao formato e respectivas edições oficiais.
As actividades do PUC, desenvolvidas até 2003 no âmbito do programa UBCIM, são actualmente asseguradas no quadro da UNIMARC Core Activity, instância da IFLA integrada no ICADS – IFLA-CDNL Alliance for Digital Strategies, e que é gerida, desde o mesmo ano, pela Biblioteca Nacional de Portugal. Para além de ser uma norma implementada no País há cerca de vinte anos, a relação do UNIMARC com as instituições portuguesas assume, também por este aspecto, um carácter especial.
O UNIMARC é hoje uma norma fundamental à produção e gestão de informação bibliográfica e de autoridade de praticamente todas as bibliotecas portuguesas, integrando também as matérias de preparação e formação contínua dos profissionais da informação, tanto a nível médio como a nível superior.
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 45 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo