Josefina Álvares de Azevedo: 1851-1913

Estudo, antologia e bibliografia: Valéria Andrade

BNP

1

2021

pt

9789725656938

iLEIO | PCs Apple App Store Android no Google Play


capa mole 20,60 €

Antologia e estudo biográfico-crítico de Josefina Álvares de Azevedo (1851-1913), jornalista, dramaturga e ativista brasileira pelos direitos das mulheres. Os seus escritos circularam, à época, por todo o Brasil, tendo sido a escritora precursora na luta pelo direito ao voto feminino.

A antologia, que contempla os escritos jornalístico-literários, é constituída por um conjunto de microformas literárias de entretenimento – passatempos – extraídos do Novo Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, por artigos de opinião autorais e traduzidos, de cunho feminista, pela peça «O voto feminino», relatos de viagem e poemas. Os passatempos são apresentados em ordem cronológica da data de publicação, da mesma forma que os demais textos selecionados. Esta antologia é antecedida por um estudo da autoria de Valéria de Andrade e de uma cronologia que situa no tempo a vida e obra de Josefina Álvares de Azevedo. A esses se juntam bibliografias (ativa e passiva).

Esta publicação insere-se num projeto que visa o estudo e a divulgação da produção de autoria feminina do Almanaque de Lembranças e resulta de uma parceria entre a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). Esta obra vem na sequência de:
Índice não disponível.
Assunto não disponível.
Licença Impressão
Acesso Perpétuo 29 paginas a cada 30 dias
Aluguer nao permitido

Leitura online: um utilizador por sessão (sem simultaneidade)
Leitura offline (com a APP): máximo de 2 dispositivos em simultâneo